segunda-feira, 22 de junho de 2009

Aquecimento Global



O Aquecimento global é um fenômeno climático de larga extensão—um aumento da temperatura média superficial global que vem acontecendo nos últimos 150 anos. Entretanto, o significado deste aumento de temperatura ainda é objeto de muitos debates entre os cientistas. Causas naturais ou antropogênicas (provocadas pelo homem) têm sido propostas para explicar o fenômeno.
Grande parte da comunidade científica acredita que o aumento de concentração de poluentes antropogênicos na atmosfera é causa do efeito estufa. A Terra recebe radiação emitida pelo Sol e devolve grande parte dela para o espaço através de radiação de calor. Os poluentes atmosféricos estão retendo uma parte dessa radiação que seria refletida para o espaço, em condições normais. Essa parte retida causa um importante aumento do aquecimento global.
A principal evidência do aquecimento global vem das medidas de temperatura de estações metereológicas em todo o globo desde 1860. Os dados com a correção dos efeitos de "ilhas urbanas" mostra que o aumento médio da temperatura foi de 0.6+-0.2 C durante o século XX. Os maiores aumentos foram em dois períodos: 1910 a 1945 e 1976 a 2000. (fonte IPCC).
Evidências secundárias são obtidas através da observação das variações da cobertura de neve das montanhas e de áreas geladas, do aumento do nível global dos mares, do aumento das precipitações, da cobertura de nuvens, do El Niño e outros eventos extremos de mau tempo durante o século XX.
Por exemplo, dados de satélite mostram uma diminuição de 10% na área que é coberta por neve desde os anos 60. A área da cobertura de gelo no hemisfério norte na primavera e verão também diminuiu em cerca de 10% a 15% desde 1950 e houve retração das montanhas geladas em regiões não polares durante todo o século XX.(Fonte: IPCC).




JalvesR disse...

É muito importante falar sobre o aquecimento global, muitos ainda não se incomodam com ele e outros querem saber mais.



Fonte: O aquecimento global
Disponível em: <http://www.terrazul.m2014.net/spip.php?article231>


Acesso em: 22 Junho 2009 às 15h20min

O que são as drogas?




Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas,de animais e de alguns minerais. Exemplo a cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (na papoula) e o THC tetrahidrocanabiol (da maconha). As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais. O termo droga, presta-se a várias interpretações, mas comumente suscita a idéia de uma substância proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivíduo, modificando-lhe as funções, as sensações, o humor e o comportamento. As drogas estão classificadas em três categorias: as estimulantes, os depressores e os perturbadores das atividades mentais. O termo droga envolve os analgésicos, estimulantes, alucinógenos, tranquilizantes e barbitúricos, além do álcool e substâncias voláteis. As psicotrópicas, são as drogas que tem tropismo e afetam o Sistema Nervoso Central, modificando as atividades psíquicas e o comportamento. Essas drogas podem ser absorvidas de várias formas: por injeção, por inalação, via oral, injeção intravenosa ou aplicadas via retal (supositório).
JalvesR disse...
É importante colocar informações sobre as drogas, que cada vez mais é usada pelos jovens.
Fonte: O que são drogas?
Acesso em: 22 Junho 2009 às 14h49min

Lourenço Castanho visita espaço catavento



Fui com a minha escola no espaço cultural e educacional catavento aberto a 2 meses. Gostei muito da visita, pude aproveitar bastante pelo tempo em que ficamos, recomendo muito, vale muito a pena.






No espaço há tudo sobre ciências, desde astronomia, saúde, tecnologia, natureza...





O Catavento situa-se no Palácio das Indústrias, no Parque D. Pedro II, no centro da cidade de São Paulo, e foi desenvolvido com o apoio integral do Governo de São Paulo.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Depressão, a doença mais comum dos dias de hoje.


Depressao, ou transtorno depressivo, é uma doença que freqüentemente está associada à incapacitação funcional e comprometimento da saúde física. Estimativas apontam que em 2020 será segunda maior causa de incapacidade. Também conhecido como depressao unipolar ou depressão maior.
Depressão é uma doença que afeta o sistema nervoso central, interferindo na emoção, percepção, pensamento e comportamento do indivíduo, causando grande sofrimento emocional e prejuízos para vida pessoal, social e profissional.A depressão não é simplesmente um momento de tristeza, algo normal para todas as pessoas. É um estado que realmente interfere no próprio organismo e nas relações do indivíduo com o trabalho, lazer e família.
Diversos fatores combinados estão associados ao desenvolvimento de um episódio depressivo:
Fatores genéticos: Presença de genes relacionados a mal funcionamento de circuitos cerebrais relacionados a adaptação ao estresse e percepção de prazer. Fatores ambientais: Exposição a poluentes pode estar relacionado a um aumento da predisposição à doença. Fatores relacionados a outras condições clínicas: Outras doenças e distúrbios podem precipitar episódios depressivos como alterações hormonais, infecções, tumores e medicamentos. Uso de drogas. Fatores psicológicos: Traumas de infância, separações, perda de pessoas queridas e estresse duradouro. A combinação destes fatores leva um desequilíbrio nos neurotransmissores, as substâncias de comunicação entre os neurônios do sistema nervoso.
Os sintomas da depressão envolvem diversos aspectos do indivíduo, desde funções fisiológicas, passando pelo seu estado de humor até o comportamento social.De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Doenças Mentais (DMS IV), os sintomas são:
.Sentimentos persistentes de tristeza, angústia ou de vazio.
.Perda de interesse ou prazer nas atividades, incluindo sexo.
.Sentimentos de culpa, desesperança ou pessimismo.
.Irritabilidade ou perda de paciência.
.Cansaço, fadiga ou falta de energia.
.Dificuldades de concentração ou para lembra de pequenos detalhes.
.Dificuldade de tomar decisões, insegurança.
.Insônia, sono fragmentado ou sono não restaurador.
.Sonolência diurna.
.Excesso ou redução do apetite.
.Pensamentos sobre suicido.
.Dores persistentes que não melhoram com o tratamento. Incluindo dores de cabeça, pelo corpo e no estômago.
O diagnóstico do transtorno depressivo é realizado pelo médico, em especial o médico psiquiatra por meio de uma consulta clínica detalhada.
Durante a consulta, por vezes, é necessária a presença dos familiares para auxiliar o diagnóstico.
Também são utilizados exames para subsidiar o diagnóstico, esclarecendo sobre complicações clínicas e outras doenças associadas. Estes exames são solicitados de acordo com o critério clínico de forma personalizada para cada caso, mas alguns podem ser citados por serem os mais comuns:
.Hemograma completo.
.Glicose, uréia e creatinina.
.Dosagens hormonais.
.Dosagens de eletrólitos.
.Sorologia para sífilis.
.Sorologia para HIV (com o consentimento do paciente).
.Tomografia computadorizada de crânio.
.Eletroencefalograma.
O tratamento do transtorno depressivo deve ser feito pelo médico, em especial pelo psiquiatra.O transtorno depressivo ou depressão é uma doença que pode ser tratada com grande eficiência, apresentando respostas acima de 85%. O tratamento da depressão é feito com medicamentos chamados de antidepressivos, que agem no sistema nervoso central restaurando o equilíbrio dos circuitos e dos neurotransmissores.
Estes medicamentos NÃO causam dependência, mas só podem ser comprados por meio de receituário médico, por serem substâncias com ação no sistema nervoso central.
Dentre os medicamentos antidepressivos mais comumente empregados estão:
Inibidores seletivos de recaptação de serotonina:


.Fluoxetina, Paroxetina, Fluvoxamina, Sertralina, Citalopram e Escitalopram.
.Inibidores de recaptação de serotonina e noradrenalina: Venlafaxina e Duloxetina.
.Inibidores de recaptação de dopamina e noradrenalina: Bupropiona.
.Antagonistas seletivos de noradrenalina e serotonina: Mirtazapina.
.Tricíclicos: Amitriptilina, Nortriptilina, Clomipramina e Imipramina.
.Inibidores da monoaminoxidase: Moclobemida.
Em casos graves, onde existe necessidade de resposta mais rápida, como é o caso de pensamentos suicidas persistentes, o médico pode prescrever a eletroconvulsoterapia (ECT). A ECT é um procedimento indolor, feito sob anestesia, com recuperação rápida (menos de uma hora, o paciente retorna para casa).
Muitas vezes o médico psiquiatra, também recomenda que o paciente faça psicoterapia, conduzida por psicólogo, que quando associada ao tratamento medicamentoso apresenta muitos benefícios, ensinando o indivíduo a se compreender melhor, desenvolver estratégias para lidar com estresse e com outras questões pessoais.
A depressão é uma doença que pode causar danos a gestante e ao seu bebê, portanto merece atenção do médico. Os tratamentos com Inibidores Seletivos de Recaptação de Serotonina foram classificados pela Agência de Regulação de Medicamentos Americana (FDA) como categoria B, ou seja “Não há evidências de risco para seres humanos, mas estudos adicionais devem ser desenvolvidos”.A conclusão é de que o médico deve ponderar entre os riscos e benefícios, escolher um tratamento com riscos mínimos para a gestante e seu bebê.


JalvesR disse...

Como é dito no texto, a depressão está cada vez mais presente no nosso mundo, sendo assim, é bom colocar informações e dicas sobre ela.


Fonte: DEPRESSÃO: Tudo o que você precisa saber.
Disponível em: <
http://saudedofuturo.wordpress.com/2008/05/30/tudo-sobre-depressao-sintomas-tratamentos/ >
Acesso em: 08 Junho 2009 às 15h10min

Saiba mais sobre a gripe suína



Até agora, o que sabem da gripe suína é que é uma doença respiratória de origem nos porcos, a partir da combinação de material genético de diferentes vírus de gripe. Governos e cientistas ainda buscam mais informações sobre a doença e sobre seu tratamento e a prevenção desse vírus, mas já podem resolver algumas dúvidas com base nos dados divulgados por governos e centros de pesquisa.Veja abaixo as repostas a algumas das questões relacionadas ao surto O que é a gripe suína? É uma doença respiratória causada por um vírus chamado de H1N1. É diferente do vírus H1N1 totalmente humano, que circula nos últimos anos, esse contém material genético de aves e suínos, além do humano.A gripe tem cura? Tem um tratamento.Como é transmitido o vírus? Em casos registrados, a doença foi contraída por pessoas que tiveram contatos com criações de porcos, mas não há registro que o mesmo tenha acontecido no atual surto. Está sendo pela mesma forma da gripe comum, via aérea, de pessoa para pessoa, por meio de espirros e tosse.Quais são os sintomas? São parecidos com os da gripe humana normal, mas mais fortes. Pode-se contrair a doença comendo carne de porco? Não, o vírus da doença com a temperatura de 71°C destrói vírus e bactérias.Existe algum remédio eficaz contra a doença? Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes lem laboratórios e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC. Como se previne estando nesses locais que tem casos de gripe suína? Com máscaras, lavando sempre as mãos e evitando locais com muita gente entre outros. SAIBA mais sobre a gripe suína.

JalvesR disse...
Achei importante falar sobre a gripe suína, pois todos sabem de sua existência, mas poucos realmente a conhecem. É um assunto curioso.

Fonte: SAIBA mais sobre a gripe suína.

Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u556537.shtml >
Acesso em: 25 maio 2009 às 15h00min

Influência dos amigos é fundamental para começar a fumar



Influência que o grupo de amigos exerce nos adolescentes também funciona para que, em vez de começar a fumar, o jovem descarte essa ideia, segundo um estudo publicado hoje pela revista médica britânica The Lancet.As universidades britânicas de Bristol e Cardiff fizeram uma pesquisa com 11 mil alunos com 12 e 13 anos que comprova que se o líder de um grupo de amigos transmite mensagens contra o consumo de cigarros, o percentual de fumantes diminui 25%. Dos 59 colégios estudados, 29 adotaram a estratégia Assist, que consiste em escolher os "líderes" dos grupos de jovens, informá-los durante dez semanas sobre as consequências negativas do consumo de tabaco e pedir que transmitissem estes dados a seus colegas. Os pesquisadores descobriram que o número de alunos que começava a fumar depois desta estratégia era 25% menor ao terminar o estudo, 23% inferior um ano depois e 15% menos dois anos. Os autores afirmam que, se for implantada esta forma de prevenção ao tabagismo nos colégios britânicos, o número de alunos de 14 e 15 anos que começaria a fumar regularmente se reduziria em 43 mil adolescentes por ano.

JalvesR disse...
Nessa época, é cada vez mais comum aos adolescentes começar a fumar cedo, e na maioria das vezes é por influência, essa matéria comprova isso.



Fonte: INFLUÊNCIA dos amigos é fundamental para começar a fumar.




Acesso em: 18 Maio 2009 às 15h10min.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Saudando

Olá, Sou a Julia.
Estudo na escola Lourenço Castanho de São Paulo. Tenho 14 anos, estou participando de uma oficina de ciências, que temos que fazer um blog, aqui está! =)
O meu blog, principalmente e inicialmente, falará sobre saúde, oferecendo matérias, informações e curiosidades.
Como saúde é um tema muito amplo, aceitarei opiniões, criticas e comentários.
Atualizarei o blog sempre que possível.
Obrigada e sejam bem vindos ao meu blog!